O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Saúde) reuniu seu colegiado de membros e representantes do Brasil, Paraguai e Argentina para sua 199ª Reunião Ordinária, na manhã desta terça-feira, dia 30, na margem direita da Itaipu Binacional. Na pauta estiveram apresentações e deliberações de projetos apresentados pelas Comissões Técnicas (CT). À tarde, as CT’s se reuniram para encaminhamentos de ações e proposição de novas ideias.
A Comissão Técnica 4 – de Saúde Mental, apresentou a campanha trinacional do setembro amarelo de 2024, que terá como tema “Falar é a melhor solução”. O objetivo será levar informações sobre ansiedade e fatores de risco para crianças e adolescentes nos três países, atreladas as políticas nacionais de prevenção de suicídio. A CT 4 ainda trouxe para aprovação o “Fórum Trinacional da População em Situação de Rua: vozes da rua na fronteira, fortalecendo a comunidade”, que pretende reunir sociedade civil, gestores públicos e políticos, acadêmicos, voluntários e a população de rua para discutir sobre políticas e direitos a dignidade e saúde, bem como analisar a situação destas pessoas no Paraguai e Argentina.
A CT de Doenças Crônicas reforçou o projeto já em andamento da Jornada para conscientização sobre as doenças cardiovasculares que acontecerá em 1º de setembro em Foz do Iguaçu. O evento, que será das 7h às 11h no Gramadão da Vila A, ofertará informações sobre hipertensão arterial, tabagismo, dislipidemia, diabetes, alimentação saudável, exercícios físicos e outros assuntos, além de uma caminhada de 4 km e corrida de 6 km. O mesmo evento ocorrerá no dia 3 de novembro, no Parque Linear, em Ciudad del Este, no Paraguai.
A Comissão Técnica 6 – de Promoção, Educação e Comunicação em saúde, apresentou os próximos passos do 3º Intercâmbio Técnico-Científico entre Profissionais Enfermeiros. Essa é a terceira etapa do projeto, com um grupo de 40 enfermeiros da Argentina, que conhecerão a realidade da saúde em Ciudad del Este (PY) nos próximos 3 meses. Nas edições anteriores, equipes do Paraguai vieram ao Brasil e vice-versa.
A Comissão Técnica de Saúde Indígena apresentou sobre a capacitação de líderes indígenas sobre prevenção de violência contra crianças, adolescentes e mulheres em comunidade indígenas da Tríplice Fronteira.
Por fim, a CT 2 – Endemias e Epidemias, apresentou os resultados parciais do projeto de Vigilância Ativa de Precisão (VAP) que monitora a saúde ambiental, animal e humana, que são indissociáveis, e que, por meio do sistema, permitem analisar com precisão geográfica e qualidade surtos de doenças transmitidas por arboviroses em Foz do Iguaçu, permitindo alertas precoces para prevenção. O sistema substitui o lápis e o papel antes utilizados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
“Celebramos os resultados obtidos com mais esta reunião ordinária”, falou o Coordenador Suplente do GT Saúde e Gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional – margem esquerda, Kleber Vanolli, que continuou: “nossas comissões técnicas têm trabalhado a fim de trazer debates e soluções para a saúde dos três países e todos os projetos apresentados hoje retratam isso. Estamos preocupados e compromissados em trabalhar em conjunto pelas nossas populações”.
“Com a aprovação desses cinco projetos, a equipe do GT Saúde iniciará a execução das iniciativas aprovadas. Cada um desses projetos foi cuidadosamente planejado para atender às necessidades e assim contribuir para melhorar a qualidade dos serviços de saúde da região trinacional”, completou a gerente da equipe executiva brasileira do GT, hoje operacionalizado pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Paula Zvir.
Apresentações em Assunção e Brasília
As equipes executivas do Brasil e Paraguai do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde estiveram em Assunção e Brasília, capitais do Paraguai e Brasil, respectivamente, para apresentar aos Ministérios da Saúde locais os resultados das Oficinas para Construção do Planejamento Estratégico (PE) 2025-2030. O trabalho, iniciado em março, apontou as projeções de cada comissão técnica, para avaliar quais ações serão priorizadas durante este período.
O PE estabelece que ao menos um projeto será elaborado e executado por ano por cada CT. “Desde essa região trinacional, temos o propósito de impulsionar políticas públicas que beneficiem a toda a população e que impactem positivamente no Brasil, Paraguai e Argentina”, destacou a Coordenadora Suplente do GT Saúde e Gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional – margem direita, Silvia Abente.