O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu Saúde) realizou, na terça-feira, dia 26, a sua 201ª Reunião Ordinária do Colegiado de Membros, a sexta e última do ano. Na sala de reuniões da margem direita da Itaipu Binacional, os participantes aprovaram um último projeto a ser realizado em 2025, bem como apresentaram o relatório de avaliação das ações realizadas recentemente. As comissões técnicas aproveitaram o momento para dar andamento nas propostas para o ano que vem.
O projeto aprovado tem como tema “Prevenindo a sífilis congênita desde a Atenção Primária de Saúde (APS)” e buscará capacitar profissionais de saúde da tríplice fronteira envolvidos no testes de diagnóstico e tratamento para se evitar a doença. Segundo os membros da Comissão Técnica 03 – Saúde Materno Infantil, organizadora do projeto, o tratamento eficaz em mulheres grávidas reduz consideravelmente o risco de transmissão ao feto e melhora significativamente as possibilidades de um parto seguro.
Estão previstas oficinas, em março de 2025, que reunirão 150 profissionais do Brasil, Paraguai e Argentina, bem como alinhamento de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas da sífilis na gestação, entre outras ações, como produção de vídeos testemunhais e de treinamento.
Para a gerente de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional – margem esquerda –, Luciany Franco, o ano de 2024 se encerra com saldo positivo para o grupo. “Finalizamos esta reunião com grande satisfação de aprovarmos mais um projeto que pensa na saúde da população. Tivemos um último encontro com o colegiado e, numa avaliação geral, todos os objetivos propostos ao longo do ano foram alcançados e conseguimos trazer para discussão temas importantes para a saúde dos três países, sobretudo, nesta região trinacional que temos”, destacou.
Já a Gerente de Gestão de Responsabilidade Social da Itaipu e coordenadora suplente do GT Saúde – margem direita –, Deisy Snead, disse que “encerramos o ano com a apresentação do resultado de avaliação de vários projetos e estamos muito felizes com os resultados obtidos a cada projeto desenvolvido. Ansiosos para o próximo ano”.
O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde tem em seu colegiado representantes da Itaipu Binacional, Fundações de Saúde Itaiguapy e Tesãi e instâncias públicas de saúde municipal, estadual e federal. Já as Comissões Técnicas são compostas por técnicos e especialistas de diversas áreas designadas pelas instituições parceiras.
Créditos: ITAMED